Notícias
DIA NACIONAL E MUNICIPAL DA IMIGRAÇÃO JUDAICA

COMUNIDADE COMEMORA CONTRIBUIÇÃO AO BRASIL, NO DIA NACIONAL DA IMIGRAÇÃO JUDAICA, 18 DE MARÇO

 

Fugindo da perseguição e da falta de oportunidades na Europa e no Oriente Médio, encontramos aqui um país acolhedor. Hoje, contribuímos na cultura, na ciência, nas universidades, nos governos e nas empresas.

A data, criada por um projeto de lei do deputado federal Marcelo Itagiba, sancionado em 2009, homenageia a contribuição dos judeus para a formação da sociedade brasileira.

18 de março foi o dia da reinauguração, em 2002 no Recife, da Sinagoga Kahal Zur Israel (Comunidade Rochedo de Israel), a primeira das Américas.

Veja imagens antigas de imigrantes judeus no Brasil:http://bit.ly/2nho312

Em Belo Horizonte, a data tornou-se oficial no munícipio através de Lei nº 10.381 sancionada pelo Ex-Prefeito Márcio Lacerda em 09 de Janeiro de 2012, de autoria do Vereador Hugo Thomé.

 

Veja a Lei na integra:

 

"LEI MUNICIPAL INSTITUI O DIA DA IMIGRAÇÃO JUDAICA EM BELO HORIZONTE O Prefeito Márcio Lacerda sancionou a Lei Municipal que institui o Dia da Imigração Judaica em Belo Horizonte, de autoria do Vereador Hugo Thomé. LEI Nº 10.381, de 09 de janeiro de 2012 INSTITUI O DIA MUNICIPAL DA IMIGRAÇÃO JUDAICA. O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º - Fica instituído o Dia Municipal da Imigração Judaica, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de março. Art. 2º - Cabe às autoridades municipais colaborar para a realização de atos públicos comemorativos do dia instituído por esta lei. Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Belo Horizonte, 09 de janeiro de 2012. MÁRCIO ARAÚJO DE LACERDA Prefeito de Belo Horizonte (Originária do Projeto de Lei nº 956/10, de autoria do Vereador Hugo Thomé)"

 

 



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br