CALENDÁRIO JUDAICO

Calendário Judaico

TU BISHVAT

Tu B’Shvat é o dia que assinala o início do “Ano Novo das Árvores.” Celebramos o dia de Tu Bishvat comendo frutas, especialmente “Os Sete Tipos” que são destacados na Torá : trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras. Neste dia, lembramos que o “Homem é uma árvore do campo” (Devarim 20:19), e refletimos sobre as lições que podemos extrair de nossa análoga botânica. É a face ecológica do judaísmo.

PURIM

Purim (em hebraico Purim: plural de pûr, do acadiano puru) é um feriado judaico que comemora a salvação dos judeus persas do plano de Hamã, para exterminá-los, no antigo Império Persa tal como está escrito no Livro de Ester, um dos livros da Bíblia. A festa de Purim, uma das mais alegres do calendário judaico, pois comemora a vitória de nosso povo contra a ameaça de genocídio.

PESSACH

O Pessach – a festa da Páscoa judaica – é comemorado por sete dias. Ele tem início com uma cerimônia na noite do 14º dia do mês de Nisan (o primeiro mês do calendário judaico). Em todo o mundo, as famílias judaicas reúnem-se para o seder do Pessach, ceia ritual em que relembram a libertação dos hebreus, depois de um longo período de cativeiro no Egito, há mais de 34 séculos.

YOM HASHOAH

Dia de Memória do Holocauto, decretado pelo governo de Israel na data em que aconteceu o Levante do Gueto de Varsóvia, para lembrar e homenagear as 6 milhões de vítimas do Holocausto nazista durante a 2ª Guerra Mundial.

YOM HAZIKARON

Na véspera de celebração da Independência de Israel recorda-se dos mortos nas guerras que permitiram que o Estado de Israel sobrevivesse e se mantivesse. Recorda-se também das vítimas dos atentados terroristas mortos nos últimos anos.

YOM HAATZMA’UT

Celebração da Independência de Israel, declarada por David Ben Gurion em 1948, após o término do mandato britânico, na terra de Israel, após 2.000 anos de exílio.

LAG B’OMER

Lag Baômer tem a duração de 49 dias, conectando Pessach a Shavuot. É o nome dado à data judaica de 18 de Iyar. As sete semanas entre Pêssach e Shavuot são uma época de antecipação e preparação, durante a qual os judeus refazem os passos da jornada dos israelitas do Êxodo até o Monte Sinai há mais de 33 séculos.

YOM YERUSHALAYIM

O Dia de Jerusalém marca a reunificação de Jerusalém e o Monte do Templo sob o domínio judaico, durante a Guerra dos Seis Dias em 1967, quase 1900 anos depois da destruição do Segundo Templo de Jerusalém. Jerusalém é a capital única e indivísivel do povo judeu.

SHAVUOT

Shavuot, a Festa das Semanas, comemora a outorga da Torá no Monte Sinai, sete semanas após a saída do Egito. Neste dia os Dez Mandamentos são lidos nas sinagogas. Também é chamada Chag Habicurim, a Festa das Primícias, que eram levadas ao Templo de Jerusalém, nesta época do ano.

TISH’A B’AV

Tisha B’Av é o jejum e dia de luto que comemora dois dos mais trágicos eventos da História Judaica que ocorreram no dia 9 do mês de Av — a destruição pelos babilónicos, no ano 586 antes da Era Comum, do Templo de Salomão, ou Primeiro Templo de Jerusalém, e a destruição do Segundo Templo, no ano 70 da nossa era, pelos Romanos. Outras calamidades na História Judaica também tiveram lugar em Tisha BeAv, incluindo o édito do Rei Eduardo I, que forçava os Judeus a deixar a Inglaterra em 1290, e o Decreto de Alhambra, ou Édito de Expulsão dos Judeus de Espanha, pelos Reis Católicos, Fernando de Aragão e Isabel de Castela, em 1492.

ROSH HASHANA 

Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico, dá início a um período de dez dias conhecido como os Grandes Feriados, ou Yamim Nora’im, um período de penitência e oração que termina com o Yom Kipur. Estes dez dias são concedidos aos judeus do mundo inteiro para uma renovação espiritual. Em Rosh hashaná pede-se perdãopelos erros cometidos com seus semelhantes e comemora-se o início de um novo ciclo.

YOM KIPPUR

Yom Kipur, o Dia do Perdão, é o dia mais sagrado e solene do ano judaico o “Sábado dos Sábados” (Shabat HaShabatot), e é observado no décimo dia de Tishrei. É um dia de jejum, reflexão e orações. É o dia de pedir perdão por promessas feitas a D-us e que foram quebradas, fechando ciclo de renovação espiritual entre Rosh Hashaná e Yom Kipur.

SUCOT

Sucót inicia-se cinco dias após o Iom Kipur e representa muita alegria. Durante oito dias, a Sinagoga é enfeitada e perfumada com vegetação natural enquanto, nas casas, monta-se um caramanchão com plantas e frutas que representam a Sucá (cabana) – um templo portátil onde os judeus revivem a forma de vida e as habitações de seus antepassados, durante a travessia entre o deserto e a Terra Prometida.

SHMINI ATZERET

Shemini Atzeret, é a festa da conexão do Oitavo Dia de Assembléia, de acordo com o judaísmo. Depois de completar os sete dias de Sucot, o Oitavo dia significa que o judeu quer permanecer mais um dia na Sucá (na presença Divina). Em Israel, Shemini Atzeret e Simchá Torá são celebrados com uma mesma festa em Israel (22 de Tishrei) e em dois dias na diáspora (22 e 23 de Tshrei). A celebração começa ao entardecer. Porém, dois feriados são concedidos, a fim de “compensar-nos por não termos a felicidade de viver.

SIMCHAT TORAH

Simchat Torá ou Alegria da Torá é o nome da festividade que ocorre no oitavo dia após Sucót. Neste dia encerra-se e reinicia a leitura anual da Torá,como lembrança da sua eternidade . A melhor maneira de celebrar Simchat Torá seria dedicar os dois dias à leitura da Torá. Mas é justamente o contrário que ocorre. Todos os judeus, sem exceção, pegam a Torá fechada e dançam com ela nos braços. O ato encerra uma grande lição: se os festejos fossem realizados com a Torá aberta, com sua leitura, haveria distinções.

CHANUKAH

A palavra hebraica “chanucá” tem três significados: inauguração, educação e dedicação.Quando os macabeus libertaram o Templo do domínio dos gregos, descobriram que o local mais sagrado do Judaísmo tinha sido violado e profanado. O Chanucá é realizado durante oito dias, a partir do 25º dia de Kislev.





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