Novo dispositivo destrói tumores de mama com frio extremo

Novo dispositivo destrói tumores de mama com frio extremo

Crioablação, um processo que utiliza frio extremo para congelar e destruir um tecido doente, é utilizado por médicos especialistas há anos para tratar tumores tanto malignos como benignos, principalmente nos rins e na próstata.

Uma empresa biomédica israelense, a IceCure Medical, levou a tecnologia para o campo dos tumores de mama.O seu sistema, chamado de IceSense3, foi desenvolvido especificamente para tratar fibroadenomas, que são o tipo mais comum de tumor benigno de mama, geralmente visto em mulheres jovens, com idades de 15 a 30 anos.

O sistema atualmente está sendo utilizado no mundo todo para o tratamento dos nódulos benignos, mas agora também é uma promessa como uma opção possível de tratamento para tumores malignos da mama, após um estudo clínico bem-sucedido realizado em quatro mulheres no Japão.

Sem a necessidade de suturas

O IceSense3 é um procedimento minimamente invasivo, que utiliza geração de imagens por ultrassom para guiar uma pequena agulha oca para dentro do fibroadenoma. O sistema, então, faz uso de temperaturas extremamente frias, de -170 graus Celsius, para destruir os tecidos visados sem remover qualquer tecido da mama.

O dispositivo do IceCure contém dois componentes: o console, que utiliza nitrogênio líquido da mesma forma que um dermatologista trata lesões, e uma sonda ou agulha descartável, que se assemelha a uma agulha de biópsia.

A parte distal da agulha é, primeiro, inserida no tumor e, então, passa por um processo de congelamento. O ciclo de congelamento é um processo de três etapas, com cada etapa levando de um a dois minutos para ser concluída.

O tratamento é realizado com anestesia local e tem a intenção de deixar resultados esteticamente agradáveis, pois o tamanho e a forma da mama permanecem inalterados. Portanto, ele pode servir como uma alternativa à cirurgia aberta, que muitas vezes envolve suturas e pode resultar na deformação da mama.

De acordo com a IceCure, o tempo total do procedimento é curto (de 3 a 12 minutos) e o tratamento pode ser realizado em um consultório médico ou em um centro de tratamento da mama.

Estudo bem-sucedido no Japão

A IceCure anunciou recentemente as primeiras quatro pacientes de câncer de mama tratadas com o Procedimento de Crioablação IceSense3 no Japão. O IceSense3 System foi utilizado para tratar pequenos tumores de câncer de mama em um procedimento minimamente invasivo, utilizando a orientação de ultrassom e anestesia local.Essas pacientes foram as primeiras quatro inscritas e um estudo clínico de 30 pacientes com câncer de mama pequeno em estágio inicial, no Centro Médico Kameda, na Cidade de Kamogawa, no Japão.

O Doutor Eisuke Fukuma, Diretor do Centro de Mama do Centro Médico Kameda, explica que “a crioablação oferece uma opção de tratamento muito mais confortável e atraente esteticamente para pequenos cânceres de mama. O sistema IceSense3 oferece um tratamento mais eficiente e direcionado para destruir completamente o tumor em um procedimento rápido, no próprio consultório.”

De acordo com a IceCure, não houve reincidências locais do câncer, nem metástases distantes – casos no qual o câncer se espalha de uma parte do corpo para outra.

A IceCure Medical é aprovada pelo FDA nos Estados Unidos, aprovada pelo C-mark na Europa e aprovada pela Amar em Israel para o tratamento de tumores benignos.

A empresa foi fundada em 2006, com matriz em Cesareia, Israel e sede nos Estados Unidos em Cleveland, Ohio. Himelfarb expressa que sua “visão para a empresa é descobrir mais formas minimamente invasivas de tratar câncer sem cirurgia”.

Fonte: No Camels





Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br