GPS para neurocirurgiões

GPS para neurocirurgiões

 

Uma linha de produtos com o aval de neurocirurgiões e pesquisadores de neurociência de seis continentes foi desenvolvida por um casal árabe-cristão em Nazaré, Israel.

reem-imad-younis-668x288

Reem e Imad Younis conheceram-se no Technion, abriram uma empresa e desenvolveram a sua própria linha de produtos para neurocirurgia em Nazaré.

Os dois se conheceram no Instituto Technion de Tecnologia, em Haifa, apaixonaram-se, casaram e voltaram para casa, onde abriram a empresa financiada apenas com a venda de um carro.

Não parece a receita perfeita do sucesso? Deu tudo certo para Imad e Reem Younis, cuja empresa Alpha Omega é hoje líder mundial na produção de produtos pioneiros para neurocirurgias e pesquisas em neurociência.

Em junho passado, a Alpha Omega foi eleita a Empresa Israelense-Americana do Ano de 2012 pela Câmara do Comércio Isralense-Americana de Atlanta, Georgia. Um dos escritórios de suporte e vendas internacionais da empresa está localizado em Alpharetta, próximo a Atlanta.

Reem Younis, engenheira civil (o marido é formado em engenharia elétrica), explica: “O principal trunfo da Alpha Omega é produzir equipamentos que “naveguem” pelo cérebro com segurança, com um eletrodo, registrando a atividade neural, estimulando o tecido neural, processando e analisando dados.

Em termos leigos, podemos dizer que é um GPS dentro do cérebro, que orienta o neurocirurgião até o local desejado, onde será implantado o eletrodo permanente. Espera-se que o tratamento elimine sintomas de doenças e que os pacientes possam voltar à sua vida normal.”

As ferramentas de registro e simulação da empresa possuem aprovação da FDA americana e da CE, da Europa e são úteis em dois âmbitos. Os neurocientistas as utilizam em laboratório para entender melhor o cérebro humano. Já os neurocirurgiões as utilizam para tratar pacientes com uma série de desordens neurais, como doença de Parkinson e distonia, uma doença do sistema nervoso que gera contrações musculares e espasmos involuntários.

“Na Europa, o método é utilizado também para tratar pessoas com depressão [clínica]”, conta Younis.

Atendendo a necessidades futuras

A Alpha Omega nasceu em 1993, em Nazaré, cidade árabe-cristã, recentemente sede do evento Startup Weekend. O maquinário sofisticado da empresa é fabricado localmente e vendido por escritórios nos Estados Unidos, Israel e Alemanha, além de representantes na China, Japão e América do Sul.

A equipe de 35 funcionários cristãos e árabes da sede da empresa em Nazaré é composta, em sua maioria, por formandos do Technion ou da Universidade de Tel Aviv.

Durante a Global Entrepreneurship Week em novembro, Reem e Imad Younis foram de uma cidade árabe à outra explicando a tecnologia e modelo empresarial da sua iniciativa a alunos de escolas do ensino médio, com o objetivo de incentivar mentes inovadoras como as deles.

“Somos 20% da população em Israel e também precisamos ser 20% do cenário de alta tecnologia do país, mas ainda não somos”, comentou Younis. “Somos apenas 1%. A Alpha Omega está prestes a trazer a alta tecnologia a Nazaré, empregando engenheiros altamente qualificados.”

Ela conta que o equipamento da empresa é conhecido mundialmente pela precisão e estabilidade. “Estamos em mais de 100 hospitais e mais de 500 laboratórios em seis continentes. Nosso principal mercado, claro, é os EUA.”

Segundo Younis, uma das razões para o sucesso é a relação próxima com a comunidade pesquisadora, em especial do Hadassah University Medical Center, em Jerusalém, e outros pesquisadores em Israel e no resto do mundo.

“Graças ao envolvimento da Alpha Omega nos campos médicos e de pesquisa, ficamos sabendo das tendências e novas demandas com facilidade”, comenta Younis. “Sabemos para onde vai o mercado em cinco ou dez anos, para que as nossas equipes possam desenvolver os sistemas ideais para servir a humanidade e satisfazer a missão da empresa.”

Fonte: Israel21c





Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br