Notícias
Dilma recebe comunidade judaica e deseja feliz ano novo

 

Dilma recebe comunidade judaica e deseja feliz ano novo

naamat90anos02.jpg
A partir da esquerda: Claudio Lottenberg, Dilma Rousseff, Jack Terpins e Gleisi Hoffmann.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, recebeu nesta terça-feira em Brasília Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil, e Jack Terpins, presidente do Congresso Judaico Latino-Americano. Dilma Rousseff transmitiu à comunidade judaica brasileira votos de um Feliz Ano Novo, pelo recente início do ano de 5772. A comitiva comunitária também foi recebida pelo vice-presidente, Michel Temer. 

Dilma Roussef, acompanhada no encontro pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, aceitou convite para participar da inauguração do Museu do Holocausto, a ocorrer no final de novembro, em Curitiba. 

Trata-se de um projeto pioneiro no país, ao abordar a história da perseguição aos judeus pelo nazismo e apresentar sua vocação educativa, promovendo debates e exposições sobre a questão do racismo ao longo da história da humanidade. 

No encontro presidencial, que durou uma hora e quinze minutos, Dilma falou do momento político vivido no Oriente Médio e destacou que uma Palestina independente só pode existir ao lado de um Estado de Israel com fronteiras seguras. Dilma Rousseff mencionou estar a par da reunião que a Conib manteve com o chanceler Antonio Patriota, no mês passado, às vésperas da abertura da sessão anual da Assembleia Geral das Nações Unidas. 

“A presidente, ao comentar nosso diálogo com o ministro Patriota, afirmou ver nossa movimentação de uma maneira muito positiva, pois fortalece a relação da sociedade civil com o governo”, comentou Claudio Lottenberg. “Tivemos com a presidente uma conversa muito franca e construtiva”, afirmou Jack Terpins. 

Dilma Rousseff relatou ainda sobre sua visita recente à Bulgária, a outros países europeus e aos Estados Unidos, onde discursou na abertura da sessão da Assembleia Geral da ONU. “Falamos também de história, com a presidente demonstrando enorme conhecimento sobre a imigração judaica ao nosso país e lembrando raízes judaicas de sua família, por meio de sua avó materna, de sobrenome Coimbra”, afirmou Claudio Lottenberg. 

O vice-presidente Michel Temer, no encontro com Lottenberg e Terpins, reafirmou seu carinho pela comunidade judaica brasileira e também transmitiu a ela seus votos de um Feliz Ano Novo (Shaná Tová, em hebraico). Para Temer, a busca pela paz no Oriente Médio passa necessariamente pela intensificação de um diálogo que leve em conta a busca pela harmonia e segurança de todos os povos da região.



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br