Notícias
Famílias israelenses e palestinas se juntaram para doarem sangue uns para os outros.

Fonte: RUA JUDAICA 10-10-2011 * JUDAISMO * SIONISMO * HUMANISMO *

Enquanto diplomatas israelenses e palestinos mais uma vez se reúnem, desta vez na sede da ONU, algo bem contrastante ocorreu em solo israelense-palestino.

Na semana passada membros do Fórum do Círculo de Famílias, um grupo de famílias palestinas e israelenses que perderam filhos e outros parentes no conflito, se uniram para doarem sangue para os hospitais da outra parte, o que integra as atividades que marcaram o Dia da Paz Internacional.

O gesto faz parte de uma nova iniciativa conhecida como ‘Relações de Sangue’ e tem o propósito de ser o início de uma campanha mundial de partilha de sangue. A iniciativa da partilha através de doações mútuas é o resultado de um projeto global chamado de "O Resumo Impossível (The Impossible Brief )", que foi uma competição que convidou mentes criativas de todo o mundo para apresentarem idéias para que israelenses e palestinos ficassem mais próximos. A idéia vencedora pela qual os palestinos e israelenses doariam sangue, foi escolhida por um painel de juízes israelenses e palestinos e que eles consideraram que seria a expressão máxima da reconciliação.

Na semana passada o Fórum do Círculo de Famílias e o Centro Peres para a Paz se uniram para organizarem o primeiro evento desse tipo no Centro Peres para a Paz na cidade israelense mista de Jaffa. O evento incluiu uma exposição de arte, com reuniões sobre a paz com o tema "Todo mundo está falando sobre a paz", bem como o lançamento do programa ‘Relações de Sangue’.

As doações foram coletadas durante o primeiro evento de doação de sangue realizado na Cinemateca de Tel Aviv e serão compartilhadas por hospitais israelenses através do Banco Nacional de Sangue, Magen David Adom, e o Hospital Sociedade Islâmica de Caridade para Palestinos Al-Makassed em Jerusalém Oriental.

A mensagem que a organização espera transmitir através destas doações de sangue conjuntas está refletida claramente no seu logotipo: "Você feriria alguém que tem o seu sangue correndo nas veias?"

Nathan Freifeld - Diretor de arte da Saatchi & Saatchi, a agência de publicidade responsável pelo lançamento do "Resumo Impossível (Impossible Brief)" e da equipe criativa do ‘Relações de Sangue’ declarou após doar sangue que "participar do evento foi uma experiência profundamente emocional". Explicando por que ele se sentiu compelido a doar o seu próprio sangue, Freifeld disse que não poderia ficar indiferente "quando pessoas que perderam seus entes queridos são capazes de colocar de lado as suas diferenças, e não só dialogar, mas doar o seu próprio sangue. Se eles podem fazê-lo, qualquer um pode" ele afirmou taxativamente.

Desde o lançamento do evento na semana passada 60 doações de sangue israelense e palestino foram feitas, e 700 doações virtuais, que são igualmente importantes e que tem o objetivo de sensibilizar, romper barreiras, criar o diálogo e trazer esperança para a realidade do conflito entre palestinos e israelenses, nas palavras de Freifeld. "‘Relações de Sangue’ tem a esperança que cada lado compreenda o do outro, bem como o partilhamento da dor" ele acrescentou.



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br