Notícias
Mensagem do novo Embaixador de Israel no Brasil Rafael Eldad


Caros amigos brasileiros,

Ontem, 05 de setembro, entreguei a cópia da Carta Credencial que me acredita como Embaixador do Estado de Israel junto à República Federativa do Brasil.

Apesar de ser o Brasil o quarto país onde tenho a honra de representar o meu Israel, como Embaixador ( Peru, Paraguai e Argentina), sinto uma grande emoção e um especial privilégio em representá-lo em um país tão importante e amistoso como o Brasil.

Tendo chegado esta semana a Brasília, é para mim motivo de grande alegria poder dirigir-me, pela primeira vez, à grande comunidade judaica do Brasil, com a qual pretendo manter uma estreita relação.

Durante minha carreira diplomática tenho dado grande importância ao contato fraternal com as comunidades judaicas. Agora, é para mim, uma satisfação poder cooperar com a importante comunidade judaica brasileira, sendo uma de minhas principais metas como Embaixador do Estado de Israel, aprofundar os laços de cooperação e irmandade já existentes. Sou sabedor do dinamismo dessa comunidade e do forte elo que a une a Israel, assim como do seu alto comprometimento em manter sua identidade judaica e seu profundo sentimento de solidariedade a Israel.

Estou consciente também de que as relações entre Israel e Brasil muito se desenvolveram , especialmente na última década, mas também sei que temos pela frente um grande desafio, que é o de elevar essas relações ao nível do imenso potencial dos dois países. Isto requer muito trabalho , mas estou confiante de que junto aos inúmeros amigos que Israel tem no Brasil, alcançaremos esse objetivo.

Israel está vivenciando momentos significativos, onde por um lado, goza de uma solidez econômica e tecnológica muito grande, podendo-se afirmar que é um dos países líderes mundiais em ciência e tecnologia. Tudo isso tem como base a criatividade de sua gente. Ao mesmo tempo, meu país ainda não alcançou a tão importante e desejada paz com os vizinhos.

Faço votos de que, muito em breve, possamos chegar a viver em paz e tranquilidade, como qualquer outro país democrático do mundo.

Irmãos brasileiros, mãos à obra!

Meus melhores votos a todos vocês.

Rafael Eldad

Embaixador do Estado de Israel no Brasil

 

CURRICULO DO EMBAIXADOR RAFAEL ELDAD

Nascido em Casablanca, no Marrocos, em 24 de setembro e imigrou para Israel em 1962.

É casado com Batia, pai de Keren, Liron e Dana e avô de Itay.

É bacharel em Ciências Políticas e História, pela Universidade de Haifa.

Serviu às Forças de Defesa de Israel, na Marinha, de 1968 a 1971.

Em 1978 iniciou o serviço diplomático, sendo em 1980 designado como membro da delegação israelense na Assembléia Geral da ONU.

Serviu na Embaixada de Israel em Ankara- Turquia, como Segundo-Secretário, no período de 1981 a 1983.

Em 1983, como Primeiro-Secretário, serviu na Embaixada de Israel em San José, Costa Rica , até 1986, quando regressou a Israel e passou a servir no Ministério das Relações Exteriores, como Assistente Sênior da Divisão de Relações Públicas.

Em 1989, foi designado para servir na Embaixada de Israel em Buenos Aires, Argentina, na qualidade de Conselheiro, até o ano de 1992. De 1992 a 1994, na Embaixada de Israel na Argentina, como Ministro-Conselheiro.

Já em 1994, no Ministério das Relações Exteriores, serviu como Ministro-Conselheiro no Departamento para a Europa Ocidental, onde permaneceu até 1995, quando assumiu a diretoria da Divisão de Relações Públicas.

Na qualidade de Embaixador de Israel em Lima, Peru, assumiu a função em 1998, onde permaneceu até o ano de 2002.

Regressando a Israel em 2002, assumiu no Ministério das Relações Exterioes a direção do Departamento para a América do Sul, até o ano de 2004.

No período de 2004 a 2008, foi Embaixador de Israel na Argentina e ( não residente) no Paraguai

De 2008 até 2010 esteve como Assessor do Departamento para Assuntos Religiosos e Comunidades Judaicas.

Desde o início do mês de setembro de 2011, assumiu o posto de Embaixador do Estado de Israel na República Federativa do Brasil.



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br