Notícias
“Desatando nós: imagens e visões sobre o judaísmo no Brasil”

Uma jornada com presença de renomados jornalistas, artistas e formadores de opinião distribuídos em vários painéis para discutir as imagens e as visões sobre o judaísmo e sobre Israel foi realizada na Hebraica no dia 28 de agosto.

Estiveram presentes o escritor Walcyr Carrasco, a atriz Ana Lúcia Torre (a ‘iídiche mame’ da novela Caras e Bocas”, da Rede Globo), os jornalistas David Tabacof, correspondente da revista Shalom em Israel; Marcos Guterman, de O Estado de S. Paulo; e Carlos Brickmann, da Brickmann & Associados Comunicação, entre outros.


O encontro discutiu a imagem do judeu na mídia e na sociedade e formas de atuação da comunidade judaica na internet, nas redes sociais e na mídia tradicional, além de debater os motivos e as consequências de um tema geopolítico em alta no noticiário: a votação na ONU, em setembro, por um Estado palestino.

O evento foi organizado em quatro painéis de debate:

1- “Como atuar na internet”,, com a participação de Renato Aizenman, coordenador do projeto Israel na Web, Fernando Rosenthal, do Departamento Jurídico da Federação Israelita de São Paulo e Ilan Sztulman, Cônsul de Israel em São Paulo. A mediação foi de Octavio Aronis, do Departamento Jurídico da Confederação Israelita do Brasil.


2- “Como atuar na mídia tradicional”, com a participação dos jornalistas Marcos Guterman, de o Estado de S. Paulo, Carlos Brickmann, da Brickmann & Associados Comunicação e Ivone Happ, editora do Jornal Nacional. A mediação foi de Bruno Thys, diretor do Jornal Extra.


3 - “A Imagem do judeu: construções e percepções”, com a participação do escritor Walcyr Carrasco, da atriz Ana Lucia Torre (a ‘iídiche mame’ da novela Caras e Bocas”, da Rede Globo) e de Gustavo Ioschpe, especialista em educação. O painel foi mediado por Sérgio Malbergier.

4 – “A votação pela criação do Estado palestino”, com a participação de David Tabacof, correspondente da revista Shalom em Israel, Roberto Simon, repórter internacional do Estadão e Michel Gherman, do Núcleo de Estudos Judaicos da UERJ. A mediação foi de Jaime Spitzcovsky, jornalista e diretor da CONIB. Este painel foi uma iniciativa da Conib, Fisesp e revista Shalom.

Foi realizado também uma oficina de Twitter, com José Luiz Goldfarb, da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP.

O evento foi promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), o clube A Hebraica e a revista Shalom.

 

Diversos representantes das Federadas estiveram presentes ao evento.

 

 

 

Na foto (E) Marcella Brafman, Marcos Brafman - Presidente da FISEMG, Paulete Berger - Diretora da FISEMG, Jaime Spitzcovsky - Jornalista e Diretor da CONIB e Jaime Aronis - Diretor Executivo da FISEMG.



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br