Notícias
Decreto dispõe sobre celebrações do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

 

Decreto do governador Fernando Pimentel publicado nesta quinta-feira (28/1), no Diário Oficial do Estado, dispõe sobre as celebrações do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A publicação estabelece que Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, em parceria com instituições judaicas e organizações de defesa dos direitos humanos, promoverá anualmente, no dia 27 de janeiro, atividades alusivas à data visando conscientizar a sociedade civil contra atos de genocídios e qualquer manifestação de intolerância religiosa ou étnica.

Ainda sobre a data histórica, Pimentel encaminhou à Assembleia Legislativa, nessa quarta-feira (27/1), projeto de lei para a instituição do Dia Estadual em Memória das Vítimas do Holocausto. A ideia do governo com a proposição é a de relembrar um dos grandes horrores e vergonhas da humanidade, dedicando um dia no Estado à reflexão para o enfrentamento contra todo e qualquer tipo de discriminação, tirania, e celebrar o respeito e a convivência fraterna.

O holocausto foi o episódio em que os nazistas e seus adeptos dizimaram milhões de judeus, ciganos, homossexuais, pessoas com deficiência, opositores e outros durante a Segunda Guerra Mundial, razão pela qual a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1 de dezembro de 2005, estabeleceu 27 de janeiro como o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. Neste dia, em 1945, ocorreu a liberação do maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau.

Ato solene

Na última quarta-feira (27/1), o Governo de Minas Gerais, por meio da Sedpac, em parceria com a Federação Israelita do Estado de Minas Gerais, realizou na sede do Centro Cultural do Banco do Brasil, um ato solene em memória das vítimas do Holocausto.

O evento contou apresentações culturais e o depoimento de sobreviventes do maior genocídio durante a Segunda Guerra Mundial. Dentre as autoridades presentes, estavam os secretários Nilmário Miranda, de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Helvécio Magalhães, de Planejamento e Gestão, e Marco Antônio Rezende, da Casa Civil e Relações Institucionais.

Para o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, o ato é uma forma de lembrar e contribuir para o enfrentamento à intolerância. “Milhões de pessoas foram eliminadas. Isso deve ser lembrando sempre, para que nunca mais aconteça,” afirmou o secretário.

Crédito da foto: Marcelo Sant Anna

Fonte: http://www.direitoshumanos.mg.gov.br/index.php/component/gmg/story/2603-decreto-dispoe-sobre-celebracoes-do-dia-internacional-em-memoria-das-vitimas-do-holocausto



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br