Notícias
Tecnologia israelense ajuda a poupar água e fertilizante

Tecnologia israelense ajuda a poupar água e fertilizante

A plataforma uManage, da pioneira israelense em irrigação por gotas Netafim, proporciona aos plantadores os dados necessários em tempo real para tomar as melhores decisões em água para suas colheitas.

Uma tecnologia agrícola de ponta de Israel, que auxiliou os agricultores em um projeto piloto a reduzir o uso de água em 30% e o consumo de fertilizantes em 15%, está chegando ao mercado mundial.

Brazil-IRR

A nova plataforma uManage para gerenciamento avançado de colheita é feita pela Netafim, a empresa israelense cujas soluções de irrigação por gotas e microirrigação vêm revolucionando a produtividade e a sustentabilidade agrícola em todo o mundo desde 1965.

Com uManage, os agricultores podem compilar e analisar dados, bem como monitorar e registrar o desempenho e o rendimento da irrigação/fertilizante. O software permite aos plantadores tomar decisões com base na análise de fatores como direção do vento, previsão do tempo, temperatura, radiação, umidade do solo e fertilizante.

O projeto piloto, usando uma versão beta do uManage, foi realizado em dezenas de fazendas em países incluindo Estados Unidos, Israel, Itália, Holanda, Brasil e França.

“O projeto mostrou como o uManage facilita o trabalho deles, melhora a qualidade da colheita e o rendimento e, acima de tudo, reduz o consumo de água e fertilizante”, diz Lior Doron, diretor de tecnologia de gerenciamento de colheita da Netafim.

Otimizando decisões no campo

“A irrigação por gotas é um sistema muito preciso em relação a índice de fluxo, e os agricultores precisam de um ‘cérebro’ controlando o sistema para garantir que irriguem no momento e na quantidade certa”, diz Doron a ISRAEL21c.

As soluções anteriores não eram satisfatórias na opinião dos agricultores.

“Existem muitos parâmetros que influenciam as decisões de irrigação e fertilização, e os plantadores estão sempre preocupados que seu sistema de apoio à decisão [SAD] não leve todos em consideração”, diz Doron. “No entanto, os plantadores não querem que tudo seja automático. Eles preferem ter sugestões para que possam tomar suas próprias decisões.”

umanage

uManage em um smartphone.

Netafim começou a desenvolver uManage, uma plataforma de interface aberta que engloba tudo, há cerca de três anos. Está disponível na forma de software como um serviço (SAS) a $330 por ano.

A plataforma envia dados contínuos entre o controlador de irrigação, os sensores no campo e a estação de monitoração no escritório. Em coordenação com as estações de meteorologia, algoritmos calculam parâmetros como umidade do solo e ponto de condensação, sugerindo quando os agricultores devem iniciar ou interromper a irrigação. Pode até ajudá-los a detectar vazamentos ou outros problemas na infraestrutura de irrigação e permitir a eles tomar providências remotamente.

Uma plataforma projetada para crescer

As vendas do uManage começaram somente em maio, mas a Netafim já está planejando o próximo ciclo.

“Logo iremos acrescentar ao uManage um módulo de apoio à decisão que irá informar aos agricultores quais colheitas devem ter maior prioridade, também levando em consideração parâmetros futuros como previsão do tempo anual. Dessa forma, o sistema irá efetivamente otimizar o processo de tomada de decisão dos agricultores.”

A Netafim também planeja fazer contato com fornecedores de sementes, fertilizantes e pesticidas para integrar seus sistemas individuais de gerenciamento ao uManage, de forma que ele possa de fato ser uma solução única para os plantadores.

“Temos conhecimento somente de irrigação, então projetamos o uManage com uma interface aberta para que outros possam trazer aos plantadores o que eles necessitam”, diz Doron.

Doron informa haver “grande interesse de outros países.” Ele comenta que muitos plantadores dependem de consultoria de especialistas que não estão próximos, e a plataforma uManage lhes permitirá compartilhar dados em tempo real via smartphone com seus consultores independente da localização.

Melhor sistema de apoio à decisão

A empresa israelense é parceira do FIGARO (Plataforma de Irrigação Flexível e Precisa para Melhorar a Produtividade da Água na Agricultura), um projeto de pesquisa em toda a Europa com custeio parcial da Comissão Europeia que visa a aumentar a produtividade da água em colheitas em que há grande consumo de água e desenvolver uma plataforma de irrigação de precisão econômica.

“Estamos construindo um SAD juntamente com parceiros da Europa – universidades e empresas – para obter imagens de previsão do tempo e automaticamente sugerir o quanto irrigar com base nessas fotos”, diz Doron.

Netafim possui 27 subsidiárias, 16 fábricas e mais de 4 mil empregados em todo o mundo, levando suas soluções de gerenciamento de irrigação e colheita para clientes em 110 países – e não apenas para agricultura, mas também para aplicações de paisagismo e mineração.

Para mais informações, visite: www.netafim.com.br.

Fonte: Israel21c

- See more at: http://itrade.gov.il/brazil/?p=2886#sthash.4KFKQpK6.dpuf



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br