Notícias
Polícia do Acre recebe laser scanner 3D de Israel para otimizar perícia

Um equipamento ultramoderno desenvolvido em Israel chegou ao Acre nesta segunda-feira (30) e deve otimizar o trabalho de perícia realizado pela Polícia Civil do estado. Um treinamento com duração de três dias para a utilização do Laser Scanner 3D, utilizado na segurança de países como os EUA, Alemanha e França, será aplicado a  15 peritos, sendo finalizado na próxima quinta-feira (3).

De acordo com o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnico-científica do Acre, Haley Mâncio Vilas Boas, a tecnologia vai reduzir o tempo do perito na cena do crime. "Por exemplo, se eu passava 1h ou 2h no local, com o equipamento passo de 10 a 15 minutos. Não quer dizer que o perito não possa fazer o levantamento sem o laser, mas sem dúvida ele vai facilitar o serviço", afirma.

Com o material é possível fazer o rastreamento de toda área que será alvo de investigação, lugares, cadáveres ou veículos. O laser de scanner captura a imagem, mesmo em locais sem iluminação, que posteriormente é transferida para um computador.

"No computador, o perito analisa detalhadamente que tipo de vestígio existiu ali, vê todos os detalhes que estão na cena do crime, inclusive no escuro, podendo ser utilizado também na zona rural. Trabalho que antes só poderia ser realizado durante o dia, ou à noite com um equipamento de  iluminação muito potente", explica Mâncio.

O estado recebeu, por enquanto, dois aparelhos no valor de R$ 330 mil cada. Um destinado à capital e outro para Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre. Os próximos municípios a receber o laser são Sena Madureira e Brasiléia. Apesar do valor, Haley garante que o custo benefício é vantajoso.  

"A economia é que em vez de fazermos laudos em papel, com muitas fotografias, a gente faria um em anexo a mini CDs e mostraria para a autoridade judiciária ou ministerial, de qualquer tipo de vestígio", comenta.

Scanner 3D (Foto: Rayssa Natani/G1)Polícia Civil recebe Laser Scanner 3D 
(Foto: Rayssa Natani/G1)

Fonte: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/06/policia-do-acre-recebe-laser-scanner-3d-de-israel-para-otimizar-pericia.html



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br