Notícias
WUPJ-LA tem novo presidente

Raul Cesar Gottliebfoi empossado como novo presidente da WUPJ-LA para a gestão 2014/2016. Nas últimas gestões,
como integrante da Diretoria, contribuiu na organização de eventos regionais e na área de religião e comunicação.
Engenheiro e empresário na área de tecnologia, ativista da Associação Religiosa Israelita (ARI-RJ), no Rio de Janeiro,
Raul também é diretor da Revista Devarim, que tem como principal missão difundir e debater temas relacionados
ao Judaísmo Progressista. Sua mensagem:

 

Caros Amigos,   

Estou assumindo a presidência da WUPJ-LA para dar continuidade ao trabalho da Miriam Vasserman, que é a principal líder do movimento Reformista na América Latina. 

Foi através do entusiasmo, do comprometimento e da excepcional capacidade dela que a WUPJ se estruturou na nossa região e a continuidade deste trabalho ainda depende fortemente do apoio da Miriam. Ela é e continuará sendo a nossa principal força motriz. Todos nós devemos prestar um imenso agradecimento a ela por tudo que tem feito, e continuará a fazer, em prol do nosso movimento.   

A tarefa que a WUPJ Latino-americana se impõe não é muito fácil.   

Se por um lado temos um crescimento acentuado nas afiliações de congregações e na participação dos eventos educativos e vivenciais que promovemos, por outro lado ainda não conseguimos encontrar a forma ideal que faça as congregações colaborarem umas com as outras de forma efetiva.   

Ainda vivemos como um arquipélago de congregações Reformistas, que trabalham muito bem dentro de seus limites, mas que mantém poucos vínculos com as demais "ilhas" onde se pratica um judaísmo instigante, inclusivo e atento aos anseios dos judeus que fazem questão de se inserir sem restrições no mundo moderno e democrático.   

A afiliação crescente mostra que estamos no bom caminho. Que mais e mais o judaísmo da América Latina entende não apenas que a Reforma é uma forma válida de judaísmo, mas também que ela é a melhor forma para a vivência plena, sem subterfúgios, da religião judaica – a mais revolucionária mensagem que a humanidade jamais produziu. Que a atual configuração cultural de um mundo de portas abertas, onde as pessoas exercem a escolha pessoal em todas as instancias de suas vidas, mudou a "cara" do judaísmo. Hoje somos todos "judeus por opção" e nesta configuração nem a coerção nem a lealdade com o passado irão manter o judaísmo vivo. A lealdade com o passado é fundamental, mas ela só vai frutificar se conseguir encontrar os caminhos do presente.   

O que nos resta fazer – e isto é muito importante – é construir melhores pontes entre nossas comunidades para as maiores possam ajudar as menores em suas necessidades materiais e de liderança espiritual, implantando no nível das comunidades da América Latina a sublime mensagem "Todo Israel é responsável um pelo outro". Que entendamos que este "Israel" inclui também as comunidades.   

Conto com o apoio de todos para este caminho.   

Um cordial Shalom,   

Raul Cesar Gottlieb


Raul Cesar Gottlieb


Miriam Vasserman

 

Fonte: World Union For Progressive Judaism Latin America NEWS



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br