Notícias
Inaugurado o Navcradi - Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes Raciais e de Intolerância

Foi inaugurado na tarde do dia 28/11 o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes Raciais e de Intolerância (NAVCRADI). Gerenciada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a iniciativa tem como objetivo monitorar casos de crimes de preconceito e trabalhar junto às delegacias especializadas. A apresentação contou também com a presença de judeus, africanos, quilombolas e outros grupos que se concentram em Belo Horizonte.

A delegada Margaret de Freitas Assis Rocha, supervisora do NAVCRADI, afirmou que o núcleo surgiu a partir das várias denúncias observadas nos últimos anos. “É um projeto piloto demandado pelo próprio movimento social. Queremos constituir um estudo com dados estatísticos e, mais tarde, mostrar para o governo a necessidade de se criar uma delegacia nos moldes do que já existe em São Paulo”, explicou a delegada.

Ainda segundo Rocha, é da internet que parte a maioria dos crimes raciais e de intolerância e, por isso, é de interesse da corporação trabalhar em conjunto com a delegacia de crimes cibernéticos e de outras unidades policiais. “Esse ativistas são vítimas de preconceito diariamente e, sem dúvidas, a criação desse núcleo representa um grande marco para a Polícia Civil, pois eles se sentiram acolhidos e ficaram muito satisfeitos”, completou a delegada.

Um monitoramento das denúncias feitas pelo disque 100 será realizado constantemente pelo núcleo. O NAVCRADI funcionará junto à Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, ao Idoso e ao Portador de Deficiência, no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte.

A comunidade judaica mineira esteve representada no evento pelo Presidente da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais (FISEMG) - Marcos Brafman e o Diretor Executivo da FISEMG - Jaime Aronis.



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br