Notícias
Estudante mineira recebe troféu por vitória no Concurso de Redações Anne Frank

Lívia Fernanda de Souza Mendes, de 13 anos, aluna do 8º ano da Escola Municipal Anne Frank de Belo Horizonte, foi homenageada nesta segunda-feira, 3 de junho, na sede da escola, situada na periferia da capital mineira, após ter vencido o Concurso Nacional de Redações Anne Frank.
 
Seu prêmio: uma viagem à Holanda, entre 9 e 16 de junho, para visitar a Casa Anne Frank e a Amsterdã judaica. Também foi premiada a escola mineira, por seu destaque no concurso entre as escolas da Rede Anne Frank Brasil. A estudante leu seu texto, cujo tema foi "Anne Frank e a Cultura de Paz".

Marcos Brafman, presidente da Federação israelita do Estado de Minas Gerais (Fisemg) homenageou a escola, seus educadores, Lívia, que recebeu um troféu, e o ativista comunitário Marx Golgher, parceiro e apoiador da escola, falecido em dezembro de 2012.
 
O evento teve a presença de Tereza Silva, representante da Secretaria Municipal de Educação; da liderança comunitária do Bairro Confisco; de Jacques Levy, presidente do Instituto Histórico Israelita Mineiro; professor Mário Costaz, presidente do júri; Karen Didio Sasson, diretora executiva da Conib; Alberto Milkewitz, diretor institucional da Fisesp; Lúcia Chermont, coordenadora do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro (AHJB); Jaime Aronis, diretor executivo da Fisemg, e a participação da Banda da Guarda Municipal.
 
O concurso foi criado pela Conib, em conjunto com a Fisesp e com o apoio do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro (AHJB) e do Instituto Plataforma Brasil, destinado, em sua edição 2013, exclusivamente aos alunos da Rede de Escolas Anne Frank Brasil, criada pela Conib e pela Fisesp, em 2012. Participaram 180 alunos.
 
Entre os objetivos do concurso está incentivar a divulgação de conhecimentos sobre a vida e o legado de Anne Frank, estabelecendo relações com a sociedade brasileira contemporânea; relacionar conhecimentos históricos da experiência de Anne Frank para construir uma argumentação consistente sobre a relevância de uma atitude ativa na defesa da democracia, dos direitos humanos e da diversidade sociocultural.
 
Fonte: CONIB


Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br