Notícias
Yom Hashoá - Dia da Recordação do Holocausto

Yom Hasho’a, Dia da Recordação do Holocausto e Heroísmo em Israel, acontece no 27º dia de Nissan (perto do final de Abril e início de Maio), uma semana depois de Pessach. O dia é dedicado à memória dos seis milhões de Judeus exterminados pelos Nazistas e ao heroísmo da resistência Judaica ao Holocausto. O dia foi estabelecido para marcar o aniversário do levante do Gueto de Varsóvia na véspera de Pessach, em 19 de Abril de 1943.

 O dia da lembrança foi inicialmente marcado em 1951, e foi decretado por lei em 1959 em Israel. A lei estabelece que todos os locais de entretenimento, incluindo restaurantes e cafés, sejam fechados da véspera do Yom Hasho’a até a noite do dia seguinte. Serviços memoriais acontecem em todo o país, e a cerimônia principal é feita em Yad Vashem, a Organização Oficial em Memória do Holocausto de Israel. Ás 10:00 horas da manhã do Yom Hasho’a, sirenes são tocadas por 2 minutos em todo o País e é costume ficar em pé em silêncio. As bandeiras são estendidas à meio-mastro e transmissões de rádio e TV dedicam-se a este assunto.

Yom Hasho’a é um dia comum de trabalho. Alguns Israelenses participam de cerimônias, mas o dia é mais sentido nas escolas do País onde cerimônias especiais são feitas. Os sobreviventes do Holocausto e suas famílias geralmente acendem velas em memória dos parentes neste dia.

 


Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br