Notícias
Belo Horizonte celebra o Dia Municipal da Imigração Judaica

 

Belo Horizonte celebra o Dia Municipal da Imigração Judaica.

Data será comemorada pela segunda vez na capital mineira no dia 17 de março

 

            Conforme lei sancionada pelo Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, foi instituído o Dia Municipal da Imigração Judaica, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de março. O objetivo é homenagear os brasileiros de origem judaica residentes na capital, que contribuíram e contribuem para o progresso do nosso país. Em âmbito nacional, a data já é oficializada desde 2009.

         A data tem como referência a reinauguração da Sinagoga Kahal Kadosh Zur Israel (Santa Comunidade Rochedo de Israel), ocorrida em 2002. “Temos que ressaltar a abertura do país brasileiro aos estrangeiros. Ao longo dos anos, o Brasil construiu um estado multicultural capaz de preservar um pluralismo cultural respeitoso e harmonioso”, afirma Rabino Leonardo Alanati, da Congregação Israelita Mineira.

            Segundo ele, os imigrantes foram muito bem recebidos no Brasil. Aprenderam o português com seus novos e simpáticos vizinhos, experimentaram e aprovaram a culinária local e suas frutas exóticas, apaixonaram-se pela música, pelo samba, pelo carnaval e pela exuberante flora e fauna destas terras.  A integração foi tamanha, que assustou os mais conservadores.

A Federação Israelita do Estado de Minas Gerais, com o apoio do Museu Histórico Abílio Barreto,  realizará um evento mostrando os caminhos dos imigrantes judeus que vieram de diversas partes do mundo e por diversos motivos. O Presidente da Federação Israelita – Marcos Brafman -  enfatiza que a Comunidade Judaica participa ativamente do desenvolvimento social, cultural, político e econômico da nossa cidade “cumprindo um dos preceitos importantes do Judaísmo de que o ser humano tem a responsabilidade de agir tanto pessoal quanto profissionalmente de modo a tornar cada vez melhor o mundo em que vivemos”.

O evento é aberto ao público e será realizado no Museu Histórico Abílio Barreto, às 17h do dia 17 de março (domingo). No evento teremos a apresentação do filme: O POVO DO LIVRO, de Marcelo Brum e Larissa Grau, bate-papo com o produtor Marcelo Brum, música klazmer e um delicioso falafel.



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br