Notícias
Festival de Cinema Judaico

 

A Federação Israelita do Estado de Minas Gerais apóia essa divulgação.

Os filme do Festival de Cinema Judaico disponíveis de graça no SundayTV até o dia 31 de agosto.

Sundaytv promove com exclusividade mostra online de filmes do Festival de Cinema Judaico de São Paulo. 

De 13 a 31 de agosto, em parceria com A Hebraica, internautas podem assistir gratuitamente a produções judaicas participantes do Festival, 
que serão exibidas em computadores, TVs conectadas, tablets e celulares pelo Sundaytv (www.sundaytv.com)

São Paulo, 8 de agosto de 2012 – O Sundaytv, serviço de vídeo on-demand do Terra, em parceria inédita e exclusiva com a Hebraica, realizadora do Festival de Cinema Judaico de São Paulo, exibirá, gratuitamente, a partir do dia 13 de agosto, filmes participantes da 16ª edição do Festival, que se iniciou no dia 06 na capital paulista. 
Internautas de todo o Brasil poderão assistir, até o último dia deste mês, à programação da mostra online, que inclui 13 produções de temática judaica, entre elas, a premiada e ainda inédita nos cinemas, ‘O Gato do Rabino’, distribuído pela Imovision. Dirigido por Joann Sfar, mesmo diretor e roteirista de “Gainsbourg – O Homem que Amava as Mulheres”, o longa ‘O Gato do Rabino’ chegou a levar este ano o prêmio César, considerado o Oscar do cinema francês, de melhor animação. Ainda na lista da mostra online, que conta com o apoio da Elo Company, vale destacar também os premiados ‘Crianças Prodígio’, 'Jardins Lawnswood' e seis documentários dos irmãos Heymann, homenageados nesta edição do Festival, entre eles ‘I Shot my Love’ e ‘Ponte sobre o Wadi’ (veja a lista completa dos filmes abaixo).
“A nossa proposta é levar, cada vez mais, cultura e entretenimento para todo o público brasileiro com a exibição de produções independentes e que são vistas apenas em mostras internacionais ou festivais locais, de forma gratuita e em multiplataformas”, comenta Pedro Rolla, Diretor de Produtos de Mídia do Terra. Além de computadores, a mostra online de cinema judaico também poderá ser vista pelo Sundaytv em tablets, celulares (com sistemas IOS e Android) e nos televisores conectados gratuitamente. 
Esta não é primeira ação do Sundaytv que possibilita aos internautas ter acesso fácil e totalmente de graça aos filmes exibidos em festivais. Em janeiro deste ano, o produto do Terra realizou uma mostra online de cinema francês para o Brasil e países da América Latina, colocando no ar 23 filmes do MyFrenchFilmFestival, e em julho exibiu, por uma semana e também de graça, 10 filmes brasileiros selecionados para o 5o LABRFF, festival de cinema brasileiro em Los Angeles. 
O Sundaytv também aposta em conteúdos nacionais e já se consolida como uma plataforma digital de divulgação para os estúdios. No dia 20 de julho, o filme brasileiro ‘Menos que Nada’, de Carlos Gerbase, estreou com exclusividade na internet, por meio do serviço de vídeo do Terra, simultaneamente aos cinemas. Internautas ainda podem conferir gratuitamente ao drama até o dia 02 de setembro.
Festival de Cinema Judaico de São Paulo
Pioneiro neste gênero na América Latina, o Festival de Cinema Judaico de São Paulo (FCJSP) exibe durante uma semana as melhores produções de temática judaica, em seus mais diferentes aspectos. Desde a sua primeira edição em 1996, o evento reúne filmes feitos em várias partes do mundo, por cineastas judeus e não judeus, buscando uma maior reflexão sobre os temas abordados. Organizado pela Hebraica, o festival físico de cinema acontece de 06 a 12 de agosto em alguns dos principais cinemas da capital paulista. 

Confira abaixo os filmes do Festival de Cinema Judaico disponíveis de graça no SundayTV até o dia 31 de agosto: 

O GATO DO RABINO
Le Chat Du Rabbin, França e Áustria, 2011, 100 min., animação, cor, em francês, com legendas em português
DIREÇÃO: Joann Sfar/ Antoine Delesvaux

PRÊMIOS: Prêmio de Melhor Filme de Animação - César 2012

Indicado a Melhor Filme de Animação - Prêmios do Cinema Europeu 2011

FESTIVAIS: FCJ Berlim & Potsdam 2012

FCI San Sebastián 2011

FC Animado Annecy 2011 
VOZES: François Morel (o gato)/ Maurice Bénichou (o rabino)/ Hafsia Herzi (a filha do rabino)/ Mathieu Amalric (o príncipe) 
SINOPSE: Argélia, anos 20. O rabino Sfar possui mais de um problema: sua linda filha está se tornando adolescente e seu gato matador de papagaios acaba de começar a falar! O estilo do diretor Joann Sfar e sua visão carregam uma mensagem universal de tolerância através deste filme altamente original e bem feito, celebrando um retorno alegre e multicolorido ao desenho 2D a mão. 

LÍDICE

Lidice, República Tcheca e Eslováquia, 2011, 126 min., drama, cor, em tcheco com legendas em português
DIREÇÃO: Petr Nikolaev

PRÊMIOS: Prêmio da Audiência - FC Phoenix 2011

Selecionado para os Prêmios do Cinema Europeu 2011

FESTIVAIS: FC Internacional Bratislava 2011

FC Europeu Sevilha 2011

ELENCO: Karel Roden/ Zuzana Fialová/ Zuzana Bydzovská

SINOPSE: Baseado em uma história real, o filme conta a história de Lídice, cidade da República Tcheca que foi apagada dos mapas durante a Segunda Guerra Mundial, em represália ao assassinato do oficial alemão Reinhard Heydrich pela resistência tcheca. Nesta brutal vingança, os nazistas executaram todos os homens de Lídice e deportaram todas as mulheres e crianças para a morte nos campos de concentração. O número final: 192 homens assassinados, somados a 58 mulheres e 88 crianças que não retornaram. Antes de seu fim em junho de 1942, as pessoas viviam na cidade há pelo menos seis séculos. Uma tragédia de proporções absurdas que completa 70 anos e continua a causar horror, assombro e perplexidade em todos que a conhecem. 


526

526, Áustria, 2012, 54 min., documentário, PB e cor, em alemão e espanhol, com legendas em português

DIREÇÃO: Nikolaus Braunshör

FESTIVAIS: FCJ Viena 2011 
SINOPSE: Entre 1934 e 1942, 526 austríacos imigraram para a Colômbia, a maioria judeus que fugiam depois da anexação da Áustria pela Alemanha . O documentário apresenta destinos pessoais desses imigrantes com material de arquivo e entrevistas contemporâneas. 526 é dedicado a todos os austríacos que tiveram que deixar seu país de origem e aos muitos que não conseguiram escapar.



JARDINS LAWNSWOOD

Lawnswood Gardens, Polônia , 2011, 53 min., documentário, cor, <image001.png>em polonês e inglês, com legendas em português

DIREÇÃO: Pawel Kuczynski

FESTIVAIS: FC É Tudo Verdade 2012

FC “Jewish Motifs” Polônia 2012

SINOPSE: O famoso sociólogo polonês Zygmunt Bauman, um dos mais consistentes críticos dos valores da pós-modernidade, passa a limpo sua vida e obra. O autor de livros como “Modernidade e Holocausto” e “Globalização e as Conseqüências Humanas” discorre sobre suas idéias a respeito da sociedade de consumo, amor e ética, bem como sobre momentos cruciais de sua vida, desde o nascimento em Varsóvia, em 1925, até o abandono da Polônia em 1968, após a censura de seus artigos e livros pelo regime comunista, que o levou a radicar-se em Israel e depois na Inglaterra. 

SOBRE FUTEBOL E BARREIRAS

Sobre Futebol e Barreiras, Brasil, Israel e Palestina, 2011, 110 min., documentário, cor, em português
DIREÇÃO: Arturo Hartmann/ Lucas Justiniano/ José Menezes/ J. Carlos Assumpção

FESTIVAIS: MIC São Paulo 2011 
MI do Filme Etnográfico Rio de Janeiro 2011 
FCI Paraty 2011 
SINOPSE: O documentário lança um novo olhar sobre o conflito Israel/ Palestina, um dos nós centrais das relações internacionais, tendo como pano de fundo o futebol e a Copa do Mundo. Com filmagens entre 25 de maio e 17 de julho de 2010, o filme promove discussões de identidade inseridas no conflito durante o Mundial da África do Sul, no momento em que israelenses e palestinos acompanharam e se relacionaram com o maior evento esportivo do mundo.



AVIV

Aviv (Fucked Up Generation), Israel, 2003, 74 min., documentário, cor, em hebraico, com legendas em português

DIREÇÃO: Tomer Heymann

FESTIVAIS: FCI Hot Docs Canadá 2003

FC Israfest NY/ Miami/ LA 2003

SINOPSE: Dirigido por Tomer Heymann, este documentário acompanha a vida de Aviv Geffen, um controverso cantor israelense, cuja educação liberal levou-o a recusar o serviço do exército israelense. Nos últimos seis anos, Geffen tornou-se um porta-voz da juventude do país. Este filme narra a ascensão de sua carreira, as raízes de sua família, e como ele encontra a inspiração para escrever música.




I SHOT MY LOVE

I Shot My Love, Israel e Alemanha, 2010, 70 min., documentário, cor, em hebraico, inglês e alemão, com legendas em português

DIREÇÃO: Tomer Heymann 
PRÊMIOS: Prêmio de Melhor Documentário - FC Astra 2011 
Prêmio de Melhor Documentário – FC Zinegoak 2011 
FESTIVAIS: FCTV Israelense Inglaterra 2012 
FCJ Barcelona 2011 
FD Londres 2011

SINOPSE: Setenta anos depois de seu avô escapar da Alemanha nazista para a Palestina, Israel, o diretor Tomer Heymann retorna ao país de seus ancestrais e lá conhece um homem que vai mudar sua vida. O filme conta tal história de amor pessoal, mas universal, e segue a relação triangular entre Tomer, seu namorado alemão e sua mãe intensamente israelense.



MINHA VILA

My Village, Israel, 2006, 32 min., documentário, cor, em hebraico, com legendas em português

DIREÇÃO: Tomer Heymann/ Barak Heymann/ Erez Heymann

SINOPSE: Em honra da ocasião do aniversário de 70 anos de Kfar-Yedidya, a aldeia em que nasceram e foram criados, Tomer, Barak e Erez Heymann foram convidados para fazer um documentário. Contrariamente às expectativas da comissão organizadora, os irmãos Heymann optaram por mostrar o ponto de vista único da aldeia, os anti-heróis. O filme é uma aventura surpreendente e comovente que fala sobre questões profundas de pertencimento ao luto e relacionamentos.


PONTE SOBRE O WADI

Bridge Over the Wadi, Israel, 2006, 55 min., documentário, cor, em árabe e hebraico, com legendas em português

DIREÇÃO : Tomer Heymann/ Barak Heymann 
PRÊMIOS: Prêmio da Audiência –FC One World Praga 2007 
Prêmio de Ouro de Documentário Asiático - Shanghai TV Festival 2007 
FESTIVAIS: FC Istambul 2011 
FC Israelense Montreal 2011 
FC e Documentário Israelense Budapeste 2011 
FCJ São Francisco 2008

SINOPSE: Pela primeira vez em Israel, um grupo de pais árabes e judeus decidem estabelecer um conjunto bi-nacional e uma escola bilíngüe dentro de uma aldeia árabe. O filme acompanha o primeiro ano da escola e retrata, através das histórias pessoais, como é complicado e frágil a tentativa de criar um ambiente de co-existência na realidade dos dias atuais.

O SAMARITANO SOLITÁRIO 
Lone Samaritan, Israel, 2010, 50 min., documentário, cor, em hebraico, com legenda em português

DIREÇÃO: Barak Heymann 
PRÊMIOS: Prêmio de melhor filme de Direitos Humanos - FC The Best Of Fest 
USA 2012 
Prêmio de Documentário Mais Criativo - FC de Direitos Humanos Paris 2011 
Prêmio de Melhor Documentário - FCJ Toronto 2010 
FESTIVAIS: FC PUFF Portugal 2012

SINOPSE: Esta é uma comovente viagem de pai e filha que transcende todas as crenças. Ela explora as questões universais da fé e modernidade, o papel das mulheres na religião e o direito individual de forjar uma identidade independente, especialmente quando isso significa violar uma tradição que é considerada muito importante.



TIPO ME DÁ MEDO

It Kinda Scares Me, Israel, 2001, 57 min., documentário, cor, em hebraico e inglês, com legendas em português

DIREÇÃO: Tomer Heymann 
PRÊMIOS: Prêmio de Mérito - FCI Taipei 2002 
Prêmio de Melhor Documentário - FCI Melbourne 2002 
Menção Honrosa - FCI LGBT Milão 2002 
Prêmio de Melhor Documentário - FCI GLBT Torino 2001 
Prêmio de Melhor Documentário - Academia de Cinema Israelita 2001 
FESTIVAIS: FCI TLVFest LGBT Tel Aviv 2011 
FCJ Toronto 2002

SINOPSE: Este é um documentário, corajoso e engraçado, sobre o drama de um treinador e os meninos "marginais" que ele ensina. No mundo destes meninos, as noites de sexta-feira são oportunidades para entrarem em brigas. Mas tudo pode mudar quando o cineasta Tomer Heymann e o treinador incentivam-nos a criar algo a partir de sua realidade marginalizada.


Sobre Sundaytv (www.sundaytv.com
Nova marca de entretenimento global do Terra, Sundaytv é a mais completa plataforma de vídeos on-demand, que coloca à disposição dos usuários o maior acervo digital da América Latina com 30 mil títulos, entre conteúdos de entretenimento gratuitos e pagos, para assistir quando e onde quiser. O acervo inclui clássicos do cinema até os últimos lançamentos, sucessos de bilheteria, produções independentes e séries consagradas, graças aos acordos já fechados com os mais importantes estúdios do mundo, como Warner Bros, Disney, Fox Films e Sony Pictures. 

Para assistir aos filmes do festival que estão disponíveis gratuitamente para o internauta no Sundaytv a partir do dia 13 de agosto, basta acessar o site (www.sundaytv.com) e selecionar o filme desejado na página especial da mostra. Nos tablets, celulares e TVs conectadas, as produções do festival estarão disponíveis para aluguel a custo zero.



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br