Notícias
Ministro de Proteção Ambiental de Israel, Gilad Erdan, discursa na Rio+20

Ministro de Proteção Ambiental de Israel, Gilad Erdan, discursa na Rio+20

 

Ministro de Proteção Ambiental de Israel, Gilad Erdan, na Rio20 - Foto de Daniel Geller.

 

 

O Ministro de Proteção Ambiental de Israel, Gilad Erdan, discursou nesta quinta-feira (21), no Plenário da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Erdan iniciou seu discurso agradecendo ao Governo Brasileiro por “sediar uma das maiores e mais importantes conferências na história das Nações Unidas”. Ele afirmou que os líderes estão “aqui para fazer história, mudando rumo a um novo paradigma econômico e alcançando o desenvolvimento sustentável”.  Ao citar o tema crescimento econômico,  que “é uma prioridade para todas as nações”, disse que todos vieram ao Rio de Janeiro para  “afirmar que o crescimento econômico baseado em atividades prejudiciais ao meio ambiente e desigualdade social não é mais uma opção”.

Durante sua fala, Gilad Erdan lembrou que o Estado de Israel quer continuar compartilhando suas experiências com o mundo. O país, escasso em recursos naturais, desenvolveu tecnologias de ponta que sempre foram cruciais para o desenvolvimento e progresso. “Hoje, as nossas inovações tecnológicas nos posicionaram como líderes mundiais na superação dos desafios da escassez de recursos”, disse.

Foto de Daniel Geller

 

Erdan também citou o a produção agrícola de Israel,  que aumentou cinco vezes desde sua criação, ao mesmo tempo em que reduziu em 50% a alocação de água doce para a agricultura. Também mencionou a eficiência da tecnologia de irrigação reconhecida em todo o mundo, a recuperação de cerca de 80% do esgoto para utilização na agricultura, o desenvolvimento de tecnologias de dessalinização da água do mar e o histórico notável de Israel em energia sustentável. “E não nos poupou esforços para compartilhar nossa experiência única com os países desenvolvidos e em desenvolvimento”, completou, lembrando a Cooperação de Israel com o mundo ao citar o MASHAV, a Agência de Cooperação Internacional de Israel, que há mais de 50 anos tem dirigido suas atividades nas áreas em que o paí tem vantagens comparativas, incluindo a redução da p! obreza, segurança alimentar, gestão de recursos hídricos, arborização e muito mais.

Gilad Erdan fechou seu discurso afirmando que a Conferência não marca o fim de um processo, mas o início de outro, e finalizou: "Nosso trabalho começa agora. (...) Como diz o velho ditado: Nós não herdamos a terra de nossos ancestrais, nós a pegamos emprestada de nossos filhos. Nossas crianças estão contando conosco".



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br