Notícias
Israel na Rio+20 - Holanda usará sistema israelense para carros elétricos

Israel na Rio+20

Holanda usará sistema

Israelense para carros elétricos

 

Até poucos anos atrás, o israelense de origem iraquiana Shai Agassi era conhecido como um nerd de altíssimo nível que trabalhava em Israel para a Pay Pal. Como tal, foi responsável por uma solução que fez da empresa uma líder mundial.

 

Mas isso era pouco para Shai e ele convenceu o Presidente de Israel, Shimon Peres, a aderir a um plano mirabolante de viabilizar um sistema nacional para que o país, a longo prazo, só tenha carros elétricos em suas ruas. Mas se o problema principal é a baixa duração das baterias, que permitem rodar no máximo 120 a 140 km de autonomia, como seria feito o projeto?

 

 

De forma surpreendente Shai inverteu a questão e, sem conseguir estender a autonomia da bateria, criou uma forma de trocá-la em tempo menor do que se abastece um tanque de combustível. Assim ele criou a Better Place, uma empresa que vem instalando em Israel em todos postos, estacionamentos privados e estacionamentos de shoppings, uma plataforma que troca a bateria usada por uma nova em apenas 60 segundos.

 

A bateria passou a ser do sistema da Better Place e não do dono do veiculo, pagando este apenas pela reposição. E o sistema é que trata de recarregá-la.

 

A proposta do Governo israelense é que o país, no médio prazo, não use mais gasolina na área automotiva, liberando-se do uso do petróleo e assim dando um exemplo ao mundo de como se liberar do terror geopolítico incentivado por esse combustível. Como é um país pequeno, serve como “case “ inicial.

 

  

A novidade e a ousadia chamaram a atenção de outros governos. A Better Place vai instalar uma estação de carregamento de baterias próximo do aeroporto Schiphol, em Amsterdã. A instalação das estações será feita em cooperação com uma empresa local. A estação de recarregamento será usada para mostrar as vantagens da tecnologia da Better Place e convencer o governo holandês a adotar o sistema para que sua população possa usufruir e, consequentemente, contribuir para o meio-ambiente. A Holanda é considerado um dos países mais avançados da Europa que diz respeito à adoção de carros elétricos. O governo está implantando um programa de “transporte verde”, por meio do qual irá comprar dezenas de carros elétricos para analisar sua viabilidade. Amsterdã é considerada uma cidade líder na área. Há dois meses apresentou um programa para o u! so de carros elétricos no centro da cidade. O governo holandês também estuda adotar incentivos fiscais para carros elétricos.

 

Além de Israel, onde pretende instalar cerca de 200 estações de recarregamento, a Better Place já vendeu o sistema de carros elétricos para Austrália, Japão e Dinamarca.

Fonte: http://www.motoristasustentavel.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=84%3Aholanda-usara-sistema-israelense-para-carros-eletricos&catid=35%3Anews&Itemid=53

 



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br