Notícias
Israel na Rio+20 - Confira a participação de Israel

Israel na Rio+20

Confira a participação de Israel na Rio+20

 

 

Israel terá participação ativa durante a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, de 13 a 22 de junho de 2012. O ministro do meio ambiente, Gilad Erdan, confirmou presença no evento de 19 a 22 de junho, representando oficialmente o Governo de Israel.

 

Além da participação de empresas e ONGs israelenses nos eventos paralelos aos que acontecem na sede da Conferência, a delegação oficial de Israel contará com um espaço no Riocentro, na Barra da Tijuca, onde também participará das reuniões políticas e profissionais do início ao fim de todo o evento.

 

Os destaques da presença de Israel na Conferência se darão na quarta-feira, 20 de junho, quando acontece o curso rápido oferecido pelo Fundo Judaico Nacional (KKL), que aborda o título “reuso de água e arborização como meios de reabilitação de terras degradadas”, e o evento “compartilhando e formando parcerias nas soluções de tratamento de águas urbanas”, organizado pelo ministério da indústria, comércio e trabalho de Israel, que tomará como base a longa experiência do país nos assuntos relacionados a água. Outro destaque será o evento liderado por Israel que ocorre na sexta-feira, 22 de junho, sob o título “utilizando a agricultura verde para estimular o crescimento econômico, alcançar a segurança alimentar e a erradicação da pobreza”.

 

Sobre Israel

 

Para mais informações sobre Israel e suas políticas para o meio ambiente, acesse:

 

==============================

 

Como um país com escassez de recursos naturais, Israel está bem familiarizado com o desafio de fazer mais com menos. E muito tem sido feito na última década para atender aos desafios do desenvolvimento sustentável, como o desenvolvimento de programas para a sustentabilidade local, a definição de metas para energia renovável e conservação de energia, a formulação de um plano nacional para as alterações climáticas, o início de uma revolução na reciclagem de resíduos, a formulação de um plano nacional para redução da poluição do ar, a elaboração de um Plano Nacional de Biodiversidade e a decisão do governo sobre uma estratégia de crescimento verde.

 

Israel tem trabalhado sobre as principais questões que serão discutidas durante a Rio+20, esboçando as realizações do país e seus desafios, as metas para o futuro e sua posição frente à comunidade internacional em áreas como a indústria verde e inovação, gestão da água, agricultura sustentável, cidades verdes e gestão da biodiversidade.

 

 

O ministro Gilad Erdan afirma: "Durante o ano passado, Israel fez progressos importantes ao mover-se em direção a uma economia verde. Mais importante, em outubro de 2011, o nosso governo resolveu preparar uma estratégia de crescimento nacional verde para Israel. Nosso país tem sido reconhecido como líder mundial em tecnologias de água, demonstrando como é possível desenvolver e alimentar uma população crescente em uma terra com escassos recursos hídricos. O tempo chegou para nós servirmos como laboratório global para o desenvolvimento e aplicação de outras inovações que podem fornecer uma alimentação, energia e água seguras e limpas. Nosso futuro depende do curso que definimos hoje".

 

A escassez de recursos energéticos, água e terra foi um impulso para o desenvolvimento de tecnologias de ponta no país, em uma grande variedade de áreas que incluem a gestão de água, dessalinização da água do mar, agricultura e energia solar do deserto. Hoje, no entanto, uma mudança mais fundamental começou a emergir: um movimento em direção a uma economia verde.

 

Como um país orientado para a exportação, como um dos mais recentes membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e como membro da comunidade internacional, Israel reconhece a necessidade de ser dissociada a relação destrutiva entre o crescimento econômico e degradação ambiental, e mostrará isso nos próximos dias na Rio+20.



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br