Notícias
Israel na Rio+20 - Rumo ao crescimento sustentável em Israel

 

Rumo ao crescimento sustentável em Israel
 
 
Acreditava-se que os recursos da terra eram infinitos e que a sua capacidade de absorver resíduos e poluição também era infinita. Hoje sabemos que não é assim. Esgotamento de recursos, poluição ambiental e capacidades reduzidas, juntamente com as mudanças climáticas e instabilidade econômica, estão tornando-se um pedágio pesado para o mundo. E estas ameaças são ampliadas em Israel, um país densamente povoado e pequeno, com recursos naturais limitados, uma população crescente e uma economia florescente. Entretanto, como um país com escassez de recursos naturais, Israel está bem familiarizado com o desafio de fazer mais com menos.
 
 
Na verdade, a escassez de recursos energéticos, água e terra foi um impulso para o desenvolvimento de tecnologias de ponta no país, em uma grande variedade de campos que incluem a gestão de água, dessalinização da água do mar, agricultura e energia solar do deserto. Hoje, no entanto, uma mudança mais fundamental começou a emergir: um movimento em direção a uma economia verde.
 
Como um país orientado para a exportação, como um dos mais recentes membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e como membro da comunidade internacional, Israel reconhece a necessidade de ser dissociada a relação destrutiva entre o crescimento econômico e degradação ambiental.
 
Avançar com uma nova agenda de crescimento verde
 
Em uma decisão histórica tomada pelo governo israelense em outubro de 2011, foi aprovada a proposta do ministro do Meio Ambiente e do Ministro da Indústria, Comércio e Trabalho, a fim de preparar uma estratégia de crescimento nacional verde para os anos de 2013 a 2020. O próximo desafio será o de traduzir as recomendações do plano em regulações, políticas econômicas e administrativas, assim como reformas educacionais que irão incluir, ainda mais, Israel na rota do crescimento verde


Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br