Notícias
Israelenses criam sistema de tratamento de água de baixo custo


 

Avishai Katko e Maya Braun, alunos do Ensino Médio da Sharett High School, escola da cidade de Netanya (Israel), desenvolveu um sistema que usa a luz ultravioleta dos raios solares para desinfetar e limpar o abastecimento de água, tornando-a adequada para o consumo. O projeto foi apresentado no “Fórum Mundial da Água”, ocorrido na França, e ganhou o “Intel-Israel 15th Annual Young Scientists Competition”, realizado no Museu de Ciência Bloomfield de Jerusalém.
Segundo os jovens cientistas, o dispositivo poderia ser utilizado em qualquer casa, por qualquer pessoa. O sistema de tratamento de água portátil é modular, móvel e adequado para utilização em locais com escassez de água potável, que também possuam luz solar abundante durante a maior parte do ano. Atualmente a maioria da água de Israel é produzida por usinas de dessalinização. A estratégia é uma faca de dois gumes: as pessoas precisam de água, mas, eventualmente, o processo usado para separar o sal da água do mar poderá causar danos irreparáveis às fontes de água.
Se comercializado, o sistema desenvolvido por Katko e Braun permitirá aos proprietários das casas colher e tratar sua própria água. Diretrizes de segurança científicas acompanhariam o produto. Descentralizar o tratamento da água dará aos moradores uma maior autonomia e, sem dúvida, reduzirá as grandes tarifas de água. Em uma maior escala, e combinada com outra tecnologia israelense, que separa os sólidos da água - destinada as usinas de resíduos urbanos juntamente com uma série de outras técnicas de economia de água utilizadas em contextos agrícolas e industriais, o sistema de tratamento de água modular poderia transformar radicalmente como a água é usada no país.

(fonte: Cambici/GreenProphet).



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br