Notícias
Evento do Dia Municipal da Imigração Judaica em Belo Horizonte reúne mais de 300 pessoas.

A Federação Israelita do Estado de Minas Gerais (FISEMG), com o apoio do Museu Histórico Abílio Barreto, realizou, nesse domingo, dia 18 de março, um evento, aberto ao público, com o objetivo de apresentar os caminhos dos imigrantes judeus, que vieram de diversas partes do mundo e seus motivos. 

A noite iniciou com a apresentação de um filme sobre a imigração judaica para Belo Horizonte, contando como os imigrantes se estabeleceram na cidade e criaram uma comunidade judaica forte e com diversas entidades judaicas.

Em seguida foi formada a mesa de trabalhos com a presença do Presidente da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais, Sr. Marcos Brafman, o Presidente do Instituto Histórico Israelita Mineiro, Sr. Jacques Ernest Levy, o Diretor do Museu Histórico Abílio Barreto, Sr. Leonidas Oliveira, o Deputado Estadual do PSDB, João Leite e o Vereador José Tarcisio Caixeta.

"O Presidente da Federação Israelita do Estado de Minas, Marcos Brafman, ressaltou o reconhecimento da contribuição dos imigrantes judeus e seus descendentes que, desde a fundação de Belo Horizonte, participam ativamente do seu desenvolvimento social, politico e econômico, cumprindo um dos preceitos importantes do Judaísmo de que o ser humano tem a responsabilidade de agir tanto pessoal quanto profissionalmente de modo a tornar cada vez melhor o mundo em que vivemos".

Em seguida as Sras. Marieta Pitchon, Janete Persiano e Sara Pfeffer fizeram seus depoimentos, contando aos presentes dos motivos que levaram seus pais a buscar um novo local para morar. Perseguições, dificuldades e outros motivos levaram os imigrantes a virem para a  cidade de Belo Horizonte. Todas contaram com detalhes como os imigrantes chegaram ao Brasil e como foram recebidos em Belo Horizonte.

Em seguida os presentes foram convidados a participar do show  de música Klazmer e se deliciarem com o falafel que fo servido.

Dia Municipal da Imigração Judaica

O evento foi realizado conforme lei sancionada em 09 de janeiro de 2012 pelo Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, foi instituído o Dia Municipal da Imigração Judaica, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de março. O objetivo é homenagear os brasileiros de origem judaica residentes na capital, que contribuíram e contribuem para o progresso do nosso país. Em âmbito nacional, a data já é oficializada desde 2009.



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br