Notícias
Nova Embaixadora de Israel na Etíopia nasceu na Etiópia

Belaynesh Zevadia, que era uma adolescente quando fez aliá, foi nomeada enviada de Israel para Adis Abeba

O ministro das Relações Exteriores Avigdor Lieberman nomeou na terça-feira Belaynesh Zevadia como enviada de Israel para a Etiópia. Ela é o primeiro membro da comunidade etíope de Israel nomeada como embaixadora. Zebadias, 43 anos, foi também a primeira trainee nascida na Etiópia do Ministério das Relações Exteriores. Ela anteriormente havia servido em Illinois e no Texas. Ela tem mestrado em Estudos Africanos e em Relações Internacionais.

Lieberman assinalou que a promoção de Zebadias transmite "uma mensagem de anti-discriminação". "Esta nomeação tem um significado especial, especialmente num momento em que a sociedade israelense combate contra qualquer forma de racismo dirigido à comunidade etíope".

Imigrou como adolescente, e retorna como enviada

A nova embaixadora, que fez aliá quando tinha 17 anos, disse à Ynet: "Eu não tenho palavras para descrever como estou animada e orgulhosa de ser o primeiro representante (da comunidade etíope) que tornou um embaixador".

"Emigrei da Etiópia como uma adolescente, e agora volto como um embaixador. É uma grande honra para mim e para minha família, e quero agradecer ao ministro das Relações Exteriores e os funcionários do ministério pela confiança depositada em mim. Esta é a prova que Israel dá oportunidades para todos, mesmo aqueles que fizeram aliá".

A integração dos imigrantes etíopes na sociedade israelense recentemente se tornou um assunto quente, depois que relatos revelaram que proprietários em Kiryat Gat recusaram-se a alugar imóveis para membros da comunidade etíope. No mês passado milhares de pessoas protestaram contra o racismo em frente do Knesset.

Fonte: RUA JUDAICA - 02-03-2012 - *JUDAISMO*SIONISMO*HUMANISMO*



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br