Notícias
Luis Fernando Veríssimo recebe prêmio da Universidade Hebraica de Jerusalém

 

*por CONIB
11.11.11


O escritor Luis Fernando Veríssimo recebeu na noite desta quarta-feira, 10 de novembro, o Prêmio Scopus 2011, concedido pela Sociedade Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém por sua "inestimável contribuição à literatura brasileira e pelo apreço que sua família tem pelo Estado de Israel".

Veríssimo se disse surpreso com a homenagem: "Minha primeira reação ao saber que receberia um prêmio desta importância foi me perguntar: o que será que eu fiz para merecer? Continuo sem saber a resposta, mas não posso negar que me sinto extremamente honrado com tal distinção. A honra é ainda maior por partir desta entidade de grande prestigio internacional, que é a Universidade Hebraica de Jerusalém".

 

 


O escritor esteve em Israel em 2007 e recebeu, em nome de seu pai, o também escritor Érico Veríssimo, uma homenagem do governo israelense pela obra "Israel em Abril", de 1969, que deu um grande incentivo ao turismo no país.

Luis Fernando Veríssimo nasceu em Porto Alegre, em 1936. Popular por suas crônicas e textos de humor e presença frequente nas listas de livros mais vendidos no Brasil, são de sua autoria, dentre outros, "O Analista de Bagé" (que ultrapassou 100 edições), "A Velhinha de Taubaté", "As Aventuras da Família Brasil", "O Marido do Doutor Pompeu", "A Mesa Voadora", as várias versões de "Ed Mort". Tem também textos publicados nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Zero Hora, e nas revistas Veja e Playboy.

O escritor Arnaldo Niskier, membro da Academia Brasileira de Letras, fez a entrega do prêmio a Veríssimo, juntamente com a presidente do Departamento de Estudos Românicos e Latino-Americanos da Universidade Hebraica de Jerusalém, Ruth Fine, e o presidente da Sociedade Brasileira de Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém, Jayme Blay.

O evento contou com a presença de Ilan Sztulman, cônsul-geral de Israel em São Paulo, além de lideranças judaicas e personalidades do mundo político, empresarial e cultural.

Bill Clinton, Dalai Lama, Tony Blair, Zubin Mehta, Roman Polanski, José Mindlin, Gilberto Gil e o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis já foram agraciados com o Prêmio Scopus, concedido a indivíduos ou associações que se destacaram em suas respectivas áreas e cujos esforços contribuem para a melhoria da Universidade Hebraica, do Estado de Israel, do povo judeu e de toda a humanidade.

Fonte: CONIB



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br