Notícias
Israel envia edifícios portáteis para a Turquia

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/996965-israel-e-turquia-negam-reaproximacao-por-ajuda-humanitaria.shtml

DA REUTERS

O auxílio enviado por Israel para aliviar as necessidades trazidas por terremoto que atingiu a Turquia no domingo é um gesto puramente humanitário, disseram representantes dos dois países nesta quarta-feira, negando que isso tenha a ver com melhoria nas relações bilaterais.

Israel enviou um lote de casas e edifícios portáteis para ajudar a Turquia, atingida por um terremoto de magnitude 7,2 que já matou 461 pessoas principalmente na província de Van.

 

  Umit Bektas/Reuters  
Equipes de resgate procuram sobreviventes nos escombros de Ercis, perto de Van, na Turquia
Equipes de resgate procuram sobreviventes nos escombros de Ercis, perto de Van, na Turquia

"Dissemos que estaríamos prontos para providenciar toda ajuda possível, como eles pediram e requisitaram, e não há mistura entre relações políticas e diplomáticas e desastres naturais", afirmou o israelense Avigdor Lieberman, ministro das Relações Exteriores, à Army Radio. "Separamos as duas coisas".

No início da semana, a Turquia havia rejeitado a oferta de ajuda humanitária de Israel e outros países, ação justificada pelo país com a necessidade de itens específicos de ajuda às vítimas.

Em 1999, o alívio enviado por Israel aos turcos, vítimas de outro terremoto, ajudou a selar uma aliança diplomática que entrou em colapso por causa de políticas israelenses em relação aos palestinos e à morte de nove turcos em uma embarcação humanitária que tentava passar o bloqueio de Gaza.

"Não misturamos assuntos humanitários e políticos", afirmou o Ministério de Relações Exteriores turco. "Demos a mesma resposta a todos os países que ofereceram ajuda. Estávamos analisando a situação e retornaríamos".

O governo turco mudou de postura nesta quarta-feira e decidiu aceitar a ajuda oferecida por vários países para apoiar os trabalhos de assistência após o forte terremoto do último domingo, que deixou 461 mortos e 1.352 feridos.

Segundo um comunicado oficial, são necessárias tendas de campanha e casas pré-fabricadas para alojar as centenas de pessoas que perderam seus lares e que, em muitos casos, não tiveram um teto para se abrigar das baixas temperaturas durante a noite.

O comunicado indica que o governo turco contatou todos os países que tinham oferecido ajuda e solicitou esse material.



Redes Sociais
Rua Rio Grande do Norte, nº477 – Funcionários - Belo Horizonte - MG | CEP: 30130-130
Telefone: (31) 3224-6673 | e-mail: fisemg@fisemg.com.br